Os projetores para celular de vídeo têm sido usados há muito tempo como ferramenta de apresentação em entretenimento empresarial e comercial, bem como em alguns sistemas de home theater de última geração. No entanto, os projetores de vídeo estão se tornando mais acessíveis e disponíveis para a maioria das pessoas. Alguns são francamente baratos. Confira algumas dicas valiosas antes de comprar seu primeiro projetor de vídeo.
A diferença entre lúmens ANSI e lúmens
Taxa de contraste
Contraste é a proporção entre as partes preto e branco de uma imagem. Taxas de alto contraste proporcionam brancos mais brancos e pretos mais pretos. Um projetor pode ter uma excelente classificação de lúmens, mas sua imagem parecerá desbotada com uma taxa de contraste baixa. Uma taxa de contraste de pelo menos 1.500:1 é boa em uma sala escura, mas 2.000:1 ou superior é considerada excelente.
O que a taxa de contraste diz sobre sua TV?
Densidade de pixels e resolução de exibição
A densidade de pixels (também conhecida como resolução da tela) é essencial. Os projetores LCD e DLP possuem um número fixo de pixels.
Se a maior parte da sua visualização for em HDTV, obtenha uma contagem real de pixels o mais alta possível (de preferência 1920×1080).
Uma contagem natural de pixels de 1024×768 é suficiente para DVD. No entanto, os sinais HDTV 720p requerem uma contagem de pixels de 1280×720 para a exibição, enquanto um sinal de entrada HDTV 1080i precisa de uma contagem de pixels de 1920×1080.
Se você tiver um reprodutor de Blu-ray Disc, considere um projetor com resolução de 1920×1080 pixels reais e capacidade de exibir o formato 1080p.
Se você quiser entrar no território 4K, deixe de lado
pelo preço mais alto, nem todos os projetores 4K projetam resolução 4K verdadeira. Você deve entender como funcionam os projetores de vídeo 4K e como eles são rotulados para que possa fazer a escolha certa para uma configuração de home theater.
Os melhores projetores 4K e 1080p de 2023
Para aproveitar ao máximo o projetor 4K, você precisa fornecer conteúdo 4K de um reprodutor Blu-ray Ultra HD ou de fontes de streaming 4K (como Netflix ou Vudu).
Reprodução de cores
A reprodução de cores é outro fator a considerar. Verifique os tons de pele naturais e a profundidade das cores, a aparência das cores nas áreas mais claras e mais escuras da imagem, o grau de estabilidade das cores de entrada para entrada e familiarize-se com os tipos de configurações de imagem que os projetores de vídeo oferecem.
Todo mundo tem uma ligeira diferença na percepção das cores e no que lhes parece agradável, então observe com atenção.
Entradas
Certifique-se de que o projetor tenha as entradas necessárias. Todos os projetores de vídeo atualmente fornecem entradas HDMI, e a maioria dos projetores também possui entradas VGA ou DVI para computadores.
No entanto, se você tiver componentes de fonte mais antigos com saídas compostas, componentes ou S-vídeo, saiba que muitos projetores de vídeo mais recentes não oferecem mais essas opções ou podem oferecer apenas entradas de vídeo composto. Ao comprar um projetor, certifique-se de que ele tenha as conexões necessárias.
3 etapas simples para conectar cabos de vídeo componente à sua TV
Alguns projetores de vídeo incluem entradas de áudio e alto-falantes integrados, mas, assim como os alto-falantes embutidos nas TVs, eles não são bons. É melhor conectar sua fonte de áudio a um sistema de áudio externo (mesmo que modesto) para uma melhor experiência de visualização.